Previous Next
GÊNEROS E ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS NATIVAS DE SC

Psilochilus Barb. Rodr.

Psilochilus Barb. Rodr.

Psilochilus é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por João Barbosa Rodrigues, publicado em Genera et Species Orchidearum Novarum 2: 272, em 1881. O gênero é tipificado pelo Psilochilus modestus Barb.Rodr.. O nome vem do grego psilo, calvo, e chilus, lábio, em referência ao labelo glabro de suas flores.

Psilochilus é composto por sete ou oito espécies de ervas humícolas de matas sombrias, algumas anteriormente submetidas ao gênero Pogonia. A maioria é originária dos países do noroeste da América Latina e Andes, duas entretanto ocorrem nas florestas do Brasil.

Suas espécies distinguem-se por apresentarem folhas verdes bem desenvolvidas, espessas, com a parte inferior do caule um tanto prostrada, ascendente, e ornada de raízes adventícias curtas e carnosas, principalmente junto aos nós.

A inflorescência é apical, com flores próximas que abrem em sequência. Estas são relativamente pequenas, com segmentos pouco abertos. Sépalas parecidas com as pétalas, as últimas ligeiramente mais curtas e espatuladas; labelo do comprimento das sépalas, trilobado, glabro, séssil. A coluna é delgada na base, espessando-se triangularmente em direção à antera que é apical.

Santa Catarina possui as seguintes espécies:

 

Classificação Científica:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Orchidaceae

Etimologia e descrição do Gênero:

Família: Orchidaceae
Sub Família: Epidendroideae Lindley
Tribo: Triphoreae
Sub Tribo: Triphorinae
Aliança: Sem informação
Quantidade total de espécies aceitas para o Mundo: 
Quantidade total de espécies aceitas para Brasil: 02
Quantidade total de espécies aceitas para Santa Catarina: 02

Espécies aceitas para Santa Catarina:


Voltar