Previous Next
GÊNEROS E ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS NATIVAS DE SC

Platystele Schltr

Platystele Schltr.

Platystele é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Schlechter em Repertorium Specierum Novarum Regni Vegetabilis 8: 565, em 1910, quando descreveu sua espécie tipo, a Platystele bulbinella. O nome vem do grego e significa coluna larga.

Platystele compreende quase uma centena de espécies minúsculas, entre as menores orquídeas existentes, algumas delas apresentando flores com menos de dois milímetros de diâmetro, que se distribuem do sul do México ao sul do Brasil, com predominância nos Andes equatorianos e colombianos.

São plantas de crescimento cespitoso, ocasionalmente reptantes, de ramicaules mais curtos que as folhas, que vegetativamente lembram muito algumas Dryadella e Specklinia.

Apresentam inflorescência racemosa, com flores de sépalas livres, ou eventualmente com sépalas laterais levemente concrescidas perto da base. A base do labelo está firmemente presa ao rudimentar pé da coluna. Esta é curta e larga, cobrindo parcialmente a antera apical e apresentando estigma transversalmente bilobulado.

Em muitas espécies as flores são praticamente indistinguíveis das de Lepanthopsis, contudo, destes diferenciam-se facilmente pela parte vegetativa da planta, pois os ramicaules dos últimos são muito mais compridos e estão envoltos por Baínhas lepantiformes.

Há alguns anos o gênero Teagueia, que apresenta flores maiores, com sépalas caudadas, foi separado de Platystele. Não fosse a ausência de Baínhas lepantiformes nos ramicaules, Teagueia seria indistinguível de Lepanthopsis.

Informações de sua filogenia estão no final do artigo que versa sobre Specklinia.

Santa Catarina, possui apenas uma única espécie:

 

Classificação Científica:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Orchidaceae

Etimologia e descrição do Gênero:

Família: Orchidaceae
Sub Família: Epidendroideae Lindley
Tribo: Epidendreae
Sub Tribo: Pleurothallidinae
Aliança: Sem informação
Quantidade total de espécies aceitas para o Mundo: 
Quantidade total de espécies aceitas para Brasil: 04
Quantidade total de espécies aceitas para Santa Catarina: 01

Espécies aceitas para Santa Catarina:


Voltar