Previous Next
GÊNEROS E ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS NATIVAS DE SC

Oeceoclades Lindl

Oeceoclades Lindl.

Oeceoclades é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae).Foi proposto por John Lindley, publicado em Edwards's Botanical Register 18: sub pl. 1522, em 1832. É tipificado pela Œceoclades maculata (Lindley) Lindley, anteriormente conhecida como Angræcum maculatum Lindley, o lectótipo foi desigando por Lindley em J. Proc. Linn. Soc., Bot. 3: 36, em 1859.

Etimología

O nome deste gênero é uma palavra híbrida do grego: οικειος (oikeios), que significa “de casa”, e do latim: clades, que significa “destruição” (este, por sua vez, tem origem no verbo grego κλάω: quebrar), numa referência à mudança de gênero pela qual a planta passava.

Descrição

O gênero Oeceoclades conta entre trinta e quarenta espécies, frequentemente terrestres ou humícolas, raramente rupícolas ou epífitas, todas africanas, apenas uma também encontrável por toda América tropical, desde o Sul da Flórida até a Argentina, e por todo o Brasil. Por tratar-se de gênero com grande número de espécies, variados são seus habitats, no Brasil, de matas secas e arenosas.

Possuem pseudobulbos pequenos ou muito pequenos, frequentemente muito aglomerados, entremeados por fibras secas de antigas Baínhas, as folhas, de uma a três, são grandes quando comparadas ao tamanho dos pseudobulbos, coriáceas, persistentes, de lâmina plana, em regra apresentando, manchas, pintas ou desenhos.

A inflorescência é lateral, reta, ereta, brota da base do pseudobulbo, racemosa ou paniculada, apresentando pequenas flores espaçadas, ressupinadas, de cores claras e pouca substância, até semi transparentes. As sépalas e pétalas são livres, diferentes entre sí. O labelo é trilobado, apresentando calcar na base. A coluna é curvada, com pé, apresenta antera apical com duas polínias ceroides, presas diretamente ao viscídio, rostelo não salientado na extremidade da coluna, e caudículos pequenos ou ausentes.

Para Santa Catarina, temos uma única espécie:

 

Classificação Científica:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Orchidaceae

Etimologia e descrição do Gênero:

Família: Orchidaceae
Sub Família: Epidendroideae Lindley
Tribo: Cymbidieae
Sub Tribo: Eulophiinae
Aliança: Sem informação
Quantidade total de espécies aceitas para o Mundo: 
Quantidade total de espécies aceitas para Brasil: 01
Quantidade total de espécies aceitas para Santa Catarina: 01

Espécies aceitas para Santa Catarina:


Voltar