Previous Next
GÊNEROS E ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS NATIVAS DE SC

Octomeria R. Br.

Octomeria R. Br.

Octomeria é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae).

O gênero Octomeria foi proposto pelo botânico inglês Robert Brown em Hortus Kewensis;The second edition 5: 211, em 1813, baseando sua descrição na espécie anteriormente descrita por Lineu como Epidendrum graminifolium que então passou a chamar-se Octomeria graminifolia.

Etimologia

Seu nome é uma referência ao fato de apresentarem oito políneas.

Descrição

São plantas dotadas de rizoma curto e de caules normalmente finos que não formam pseudobulbos, também chamados ramicaules, encimados por uma única folha grande ou pequena, teretiforme ou plana, geralmente coriácea. Poucas espécies apresentam caules curtíssimos e folhas carnosas como as que encontramos em Pleurothallis leptotifolia. A inflorescência é muito curta, brota do ápice do ramicaule, quase sempre com muitas flores solitárias em fasciculos, raramente poucas ou apenas uma, em regra de tons esmaecidos de amarelo, algumas espécies são muito perfumadas. Costumam florescer abundantemente mesmo nos caules antigos, durante anos a fio. Conforme o tipo de folhas, planas ou roliças, são divididas em duas principais seções.

As flores com pétalas e sépalas largas, livres e iguais, porém em poucas espécies as sépalas laterais podem apresentar-se parcialmente ou totalmente concrescidas e as pétalas então menores. O labelo, pendurado no pé da coluna, quase sempre curto, largo, lobado ou inteiro, com extremidade ou margem obtusa ou serrilhada, não raro com um par de carenas mais ou menos na metade de seu comprimento. Como já mencionamos, têm oito polínias iguais.

Algumas espécies de Octomeria são muito similares a espécies incluídas nos gêneros Myoxanthus e Anathallis, dos quais são diferenciadas principalmente pelo número de políneas, pela inflorescência monanta e ausência de pilosidades na base do ramicaule.

Histórico

Até o presente momento nenhum livro ou estudo foi publicado fazendo uma revisão completa deste gênero. Ao estudar as espécies de Octomeria, de modo geral, todos tem que consultar as publicações originais. Assim muitas dúvidas existem pois algumas das descrições mais antigas fornecem dados insuficientes para a identificação das espécies e enem sempre as descrições são facilmente encontradas para serem comparadas. Um indicador da necessidade de revisão, se considerarmos o quão antigas algumas delas são e a dificuldade da troca de informações na época em que foram descritas, é a pequena quantidade de sinônimos existentes para cada espécie.

Filogenia

Segundo Phylogenetic relationships in Pleurothallidinae (Orchidaceae): Combined Evidence from Nuclear and Plastid DNA Sequences, publicado por Alec M. Pridgeon, Rodolfo Solano e Mark W. Chase, Octomeria é o mais primitivo dos gêneros da subtribo Pleurothalidinae e junto com Brachionidium e Chamelophyton forma um de seus oito grandes grupos.

Estudos ainda não publicados sobre a filogenia Octomeria indicam que as características morfológicas normalmente observadas para separar as espécies deste gênero não tornam estes grupos naturais uma vez que aqui ocorreram evolução convergente e divergente muitas vezes, entretanto, o sistema é útil para efeito de identificação. Aguardam-se grandes mudanças na classificação das espécies de Octomeria para os próximos anos, com a redução de cerca de vinte cinco espécies a serem colocadas em sinonímia ou 'incertae sedis', que na prática é o reconhecimento da impossibilidade de identificar uma espécie pela descrição original.

Os principais caracteres a observar para separar os grupos de Octomeria em conjuntos menores são:

  • Tamanho da planta;
  • Observar se suas folhas são roliças ou planas;
  • Se as pétalas e sépalas tem pontas acuminadas ou ovaladas;
  • O formato e os calos do labelo.

Para Santa Catarina temos as seguintes espécies:

 

Classificação Científica:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Orchidaceae

Etimologia e descrição do Gênero:

Família: Orchidaceae
Sub Família: Epidendroideae Lindley
Tribo: Epidendreae
Sub Tribo: Pleurothallidinae
Aliança: Sem informação
Quantidade total de espécies aceitas para o Mundo: 
Quantidade total de espécies aceitas para Brasil: 83
Quantidade total de espécies aceitas para Santa Catarina: 36

Espécies aceitas para Santa Catarina:


Voltar