Previous Next
GÊNEROS E ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS NATIVAS DE SC

Microchilus C. Presl.

Microchilus C. Presl.

Microchilus é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi estabelecido por C.Presl em Reliq. Haenk. 1: 94, em 1827. Seu nome vem do grego mikros, pequeno, e cheilos, lábio, em uma referência ao tamanho do labelo de suas flores. A espécie tipo é o Microchilus minor C.Presl.

Apesar de ter sido descrito em 1827, até recentemente estas espécies eram incluídas em Erythrodes Blume, da qual diferem por sua flores apresentarem rostelo profundamente bipartido e polínias inteiras, enquanto em Erythrodes o rostelo é apenas brevemente bipartido e as polínias também o são. Com a remoção das espécies de Microchilus, Erythrodes tornou-se um gênero presente apenas no sudeste asiático.

Microchilus agrupa 137 espécies , em regra terrestres, que ocorrem em praticamente toda a América Latina e Caribe, desde o México ao sul do Brasil, normalmente crescendo à sombra das matas úmidas, desde o nível do mar até dois mil metros de altitude.

São plantas herbáceas, com folhas elípticas ou lanceoladas, espalhadas pelo pseudocaule, apresentando curto pecíolo. A inflorescência é pubescente, em regra com pequenas flores ressupinadas, que abrem em sucessão, muitas ao mesmo tempo. Apresenta sépalas e pétalas livres e labelo parcialmente preso à coluna, entre um quarto e metade de sua extensão. O labelo prolonga-se em calcar. A coluna é fusiforme, dilatada na altura do estigma, com duas polínias. À primeira vista suas flores lembram as de Cyclopogon.

Para Santa Catarina, temos as seguintes espécies:

 

Classificação Científica:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Orchidaceae

Etimologia e descrição do Gênero:

Família: Orchidaceae
Sub Família: Orchidoideae
Tribo: Cranichideae
Sub Tribo: Goodyerinae
Aliança: Sem informação
Quantidade total de espécies aceitas para o Mundo: 
Quantidade total de espécies aceitas para Brasil: 10
Quantidade total de espécies aceitas para Santa Catarina: 02

Espécies aceitas para Santa Catarina:


Voltar