Previous Next
GÊNEROS E ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS NATIVAS DE SC

Lyroglossa Schltr.

Lyroglossa Schltr

Lyroglossa é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Friedrich Richard Rudolf Schlechter em Beihefte zum Botanischen Centralblatt 37(2): 448, em 1920, tipificado pela Lyroglossa grisebachii (Cogn.) Schltr., primeiro descrita como Spiranthes grisebachii Cogn., em 1895. O nome do gênero vem do grego lyre, lira, e glossa, língua, em referência ao formato do labelo de suas flores.

A quantidade de espécies existentes é discutível, sendo provável tratar-se de apenas uma única espécie bastante variável, uma vez que ocorre am diversas áreas descontínuas da América Latina. Trata-se de erva terrestre que habita campos arenosos descobertos. No Brasil existe em diversos estados no nordeste, sudeste e centro-oeste até 1400 metros de altitude.

Este gênero distingüe-se dos outros desta subtribo devido à provável ausência de folhas, transformadas em brácteas ao longo da inflorescência, e pelo saliente labelo panduriforme coberto de espessas veias. Sua inflorescência forma espiga que comporta muitas flores distanciadas entre si.

Santa Catarina, possui a seguinte espécie:

 

Classificação Científica:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Orchidaceae

Etimologia e descrição do Gênero:

Família: Orchidaceae
Sub Família: Orchidoideae
Tribo: Cranichideae
Sub Tribo: Spiranthinae
Aliança: Sem informação
Quantidade total de espécies aceitas para o Mundo: 
Quantidade total de espécies aceitas para Brasil: 01
Quantidade total de espécies aceitas para Santa Catarina: 01

Espécies aceitas para Santa Catarina:


Voltar