Previous Next
GÊNEROS E ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS NATIVAS DE SC

Ligeophila Garay

Ligeophila garay

Ligeophila é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi estabelecido por Garay em Bradea, Boletim do Herbarium Bradeanum 2: 194, em 1977, ao remover estas espécies do gênero Erythrodes, agora apenas presente no sudeste asiático. O nome vem do grego lyge, sombra, e philo, amante, em referência aos locais sombrios onde crescem estas espécies. A Ligeophila stigmatoptera (Rchb.f.) Garay, anteriormente Physurus stigmatopterus Rchb.f. é a espécie tipo deste gênero.

Ligeophila agrupa cerca de doze espécies terrestres distribuídas por todo o território brasileiro, excetuada a região sul, e desde o sul do México até a Bolívia, do nível do mar até seiscentos metros de altitude, em locais sombrios com solos úmidos, às margends dos rios, e em fendas de rochas.

São plantas de flores pequenas, pouco comuns em cultivo pois não são prontamente identificadas como orquídeas quando sem flores. O gênero anteriormente parte de Erythrodes, caracteriza-se pelo rostelo articulado em formato de lâmina, que quando removidas as polínias move-se para cima permitindo o acesso ao estigma.

São plantas sem pseudobulbos, de folhas herbáceas, verde escuras, mais ou menos uniformemente distribuídas pelos caules. Apresentam inflorescência apical, com muitas flores pequenas. O labelo bipartido, muitas vezes em formato de âncora, possui calcar.

Santa Catarina, possui duas espécies:

 

 

Classificação Científica:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Orchidaceae

Etimologia e descrição do Gênero:

Família: Orchidaceae
Sub Família: Orchidoideae
Tribo: Cranichideae
Sub Tribo: Goodyerinae
Aliança: Sem informação
Quantidade total de espécies aceitas para o Mundo: 
Quantidade total de espécies aceitas para Brasil: 05
Quantidade total de espécies aceitas para Santa Catarina: 02

Espécies aceitas para Santa Catarina:


Voltar