Previous Next
GÊNEROS E ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS NATIVAS DE SC

Lankesterella Ames

Lankesterella Ames.

Lankesterella (em português: Lanquesterela) é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceæ). Foi proposto por Ames em Schedulæ Orchidianæ 4: 3, em 1923, tipificado pela Lankesterella costaricensis Ames, hoje considerada sinônimo da Lankesterella orthantha (Kraenzl.) Garay.

Etimologia

O nome é uma homenagem a Charles Hebert Lankester (1879-1969), botânico e orquidófilo inglês que viveu na Costa Rica e teve seu nome latinizado para Carolus Herbertus Lankester.

Descrição

Lankesterella já havia sido separada de Stenorrhynchos por Schlechter, em 1920, com o nome de Cladobium, no entanto este nome já estava ocupado, resultando inválido.

É composto por pouco mais de dez espécies epífitas, que vivem sobre superfícies musguentas em florestas sombrias repletas de umidade, até 2700 metros de altitude. Ocorrem em ilhas do Caribe, alguns países do sul da América Central, e em faixa contínua que vai da Venezuela à Bolívia e também em diversos estados brasileiros, da Bahia a Santa Catarina e Minas Gerais.

Lankesterella muito se assemelha com Eurystyles, diferenciando-se pela inflorescência em regra ascendente ou horizontal, flores maiores, em menor número, voltadas para o mesmo lado, com relativamente pequenas brácteas florais.

As folhas são sedosas, de verde claro acinzentado, algumas vezes de margens ciliadas, crescem formando uma roseta. Em regra as flores apresentam calcar bem desenvolvido e labelo tem dois pequenos lobos na base.

Santa Catarina, possui as seguintes espécies:

 

Classificação Científica:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Orchidaceae

Etimologia e descrição do Gênero:

Família: Orchidaceae
Sub Família: Orchidoideae
Tribo: Cranichideae
Sub Tribo: Spiranthinae
Aliança: Sem informação
Quantidade total de espécies aceitas para o Mundo: 
Quantidade total de espécies aceitas para Brasil: 08
Quantidade total de espécies aceitas para Santa Catarina: 02

Espécies aceitas para Santa Catarina:


Voltar