Previous Next
GÊNEROS E ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS NATIVAS DE SC

Govenia Lindl.

Govenia Lindl.

Govenia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Lindley, publicado em The Genera and Species of Orchidaceous Plants 153, em 1832. É tipificado pela Govenia superba (La Llave & Lex.) Lindl. ex Lodd., originalmente descrita como Maxillaria superba La Llave & Lex., em 1825. O nome do gênero é uma homenagem a R.J.Gowen, orquidófilo inglês.

Distribuição

Govenia abriga cerca de 20 espécies em regra terrestres, dos campos e matas secas da América Latina. Apenas uma espécie bastante variável é nativa do território brasileiro, comum nos estados do sudeste e sul.

Vale notar ainda que Hoehne cita também para o Brasil meridional, em sua Flora Brasílica, uma espécie peruana, Govenia tingens Poepp. & Endl., não citada por Pabst. Não é sabido se trata-se de confusão na identificação da espécie, ou realmente esta também aqui se faz presente. De fato, a identificação da maioria das espécies deste gênero é confusa, por serem plantas muito variáveis e semelhantes, facilmente comprovável pela existência de oito sinônimos considerados para a Govenia utriculata (Sw.) Lindl..

Descrição

Govenia é morfologicamente comparável a Warrea, de folhas grandes, mas flores bem menores e pouco coloridas, pálidas, rosadas ou amareladas, raro mais coloridas. Seu rizoma por vezes forma pseudobulbo tuberiforme; as grandes e largas folhas são plicadas, com pecíolo na base, que dão a impressão de formar um curto caule ereto. A inflorescência é terminal, racemosa.

A maioria das espécies apresenta flores que variam entre três e cinco centímetros de diâmetro, alvacentas, algumas vezes com pintas ou estrias rosadas ou avermelhadas. As sépalas laterais são falciformes, formando mento curto com o labelo e pé da coluna, dando um aspecto interessante e diferente às flores. O labelo é articulado, inteiro, concavo no meio. A coluna é curva, superiormente alada em quase toda extensão, prolongada em pé curto. A ampla antera é apical, uniloculada, apresentando quatro polínias.

 

Santa Catarina, possui a seguinte espécie:

 

Classificação Científica:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Orchidaceae

Etimologia e descrição do Gênero:

Família: Orchidaceae
Sub Família: Epidendroideae Lindley
Tribo: Cymbidieae
Sub Tribo: Goveniinae
Aliança: Sem informação
Quantidade total de espécies aceitas para o Mundo: 20
Quantidade total de espécies aceitas para Brasil: 01
Quantidade total de espécies aceitas para Santa Catarina: 01

Espécies aceitas para Santa Catarina:


Voltar