Previous Next
GÊNEROS E ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS NATIVAS DE SC

Wullschlaegelia Rchb.f.

Wullschlaegelia Rchb. f.

Wullschlaegelia é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Reichenbach f., publicado em Botanische Zeitung. Berlin 21: 131, em 1863. É tipificado pela Wullschlaegelia aphylla (Sw.) Rchb.f., originalmente publicada por Swartz como Cranichis aphylla, em 1788. O nome do gênero é uma homenagem a Heinrich Rudolph Wullschlaegel, coletor de plantas alemão.

Distribuição

O gênero é composto por apenas duas espécies de ervas terrestres, geralmente saprófitas, que vegetam em matéria orgânica em decomposição nas matas úmidas e capoeiras. Uma espécie é originária da América Central e da Floresta Amazônica, a outra pode ser encontrada por praticamente toda a América Latina, excetuado provavelmente apenas o Chile.

Descrição

As espécies deste gênero caracterizam-se por possuírem raízes em regra finas e longas, raro levemente tuberiformes; e caule amarelo pálido, de aspecto delgadíssimo e anêmico, reto ou sinuoso, afilo, as folhas sustituídas por escamas espaçadas.

Suas minúsculas e pálidas flores brotam de racemo terminal mais ou menos longo, algo numerosas e espaçadas, com sépalas laterais concrescidas formando mento calcariforme, mais largas que a sépala dorsal. As pétalas são parecidas com a sépala dorsal porém menores. O labelo é inteiro, articulado ao pé da coluna, mas na base prolongado para dentro do mento formado pelo concrescimento das sépalas laterais. A coluna é curta e espessa. Geralmente formam grande número de cápsulas.

O gênero é muito semelhante a Uleiorchis, do qual se distingüe por serem plantas algo pubescentes, enquanto as Uleiorchis são glabras; por não apresentarem o tubérculo radicular sobre o qual brotam as raízes de Uleiorchis; por suas flores muito menores, de sépalas laterais concrescidas em calcar; bem como pelas brácteas florais uninervadas, que são plurinervadas em Uleiorchis.

Santa Catarina possui a seguinte espécie:

 

Classificação Científica:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Orchidaceae

Etimologia e descrição do Gênero:

Família: Orchidaceae
Sub Família: Epidendroideae Lindley
Tribo: Calypsoeae
Sub Tribo: Sem informação
Aliança: Sem informação
Quantidade total de espécies aceitas para o Mundo: 
Quantidade total de espécies aceitas para Brasil: 02
Quantidade total de espécies aceitas para Santa Catarina: 01

Espécies aceitas para Santa Catarina:


Voltar