Previous Next
GÊNEROS E ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS NATIVAS DE SC

Veyretia Szlach.

Veyretia Szlach.

Veyretia é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Szlachetko em Fragmenta Floristica et Geobotanica, Suppl. 3: 115, em 1995, tipificado pela Veyretia hassleri (Cogn.) Szlach., antes descrita como Spiranthes hassleri Cogn.. O nome é uma homenagem a Yvonne Veyret, bióloga do Herbário do Museu de História Natural de Paris.

São cerca de onze espécies de ervas terrestres de raízes carnosas, que existem em todos os estados brasileiros ao sul da Bahia e Tocantins, até o Paraguai, e em outra grande área no norte da Amazônia, incluídas também Guianas e Venezuela. Habitam climas variados, conforme cada espécie, de campos secos e rochosos a áreas inundadas e brejos, preferindo sempre solos arenosos, até 1800 metros de altitude.

Antes pertencentes ao gênero Sarcoglottis, dele distingüem-se tanto pelo aspecto único de suas folhas lineares e caneladas, como pelas flores cujo labelo é concrescido às sépalas laterais por cerca de um terço do comprimento, e finalmente, pelo nectário, na base dividido em duas câmaras, cujas glândulas são tão longas quanto um terço do comprimento da lâmina do labelo.

Apresentam muitas folhas lineares, que lembram capim, basais, de verde pálido, dispostas em roseta; inflorescência delicada, parcialmente coberta por espaçadas brácteas, em regra pubescentes; de duas a muitas flores pequenas e pouco vistosas, esverdeadas ou alvacentas.

 

Santa Catarina possui as seguintes espécies:

 

Classificação Científica:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Orchidaceae

Etimologia e descrição do Gênero:

Família: Orchidaceae
Sub Família: Orchidoideae
Tribo: Pogonieae
Sub Tribo: Spiranthinae
Aliança: Sem informação
Quantidade total de espécies aceitas para o Mundo: 
Quantidade total de espécies aceitas para Brasil: 09
Quantidade total de espécies aceitas para Santa Catarina: 03

Espécies aceitas para Santa Catarina:


Voltar