Previous Next
GÊNEROS E ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS NATIVAS DE SC

Stigmatosema Garay

Stigmatosema Garay.

Stigmatosema é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Garay em Botanical Museum Leaflets 28(4): 376, em 1982, tipificado pela Stigmatosema hatschbachii (Pabst) Garay, originalmente descrita como Brachystele hatschbachii Pabst, em 1980. O nome vem do grego stigmatos, marca, ferimento, em referênca à curvatura para cima do ápice rostelo de suas flores, que parece penetrar na coluna.

São cerca de doze espécies de ervas terrestres de raízes carnosas, habitantes do planalto sudeste-central brasileiro e áreas fronteiriças do Paraguay e Argentina, cujo centro de dispersão é o planalto paulista, e que ocorrem em campos abertos, arenosos, rochosos ou pantanosos, até 1600 metros de altitude.

Antes pertencentes ao gênero Cyclopogon, distingüe-se este gênero apenas através do rostelo de suas flores que aqui é sempre alargado, em diversos formados, subquadrado, flabelado, bilobulado, e que cujo ápice curva-se para cima recobrindo parcialmente os lados das polínias, sendo em tudo mais inseparável do primeiro.

Discute-se a validade deste gênero ou sua inclusão em Cyclopogon. Enquanto os especialistas não chegam a consenso. mantemos estas espécies em separado.

Santa Catarina, possui as seguintes espécies:

 

 

Classificação Científica:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Orchidaceae

Etimologia e descrição do Gênero:

Família: Orchidaceae
Sub Família: Orchidoideae
Tribo: Cranichideae
Sub Tribo: Spiranthinae
Aliança: Sem informação
Quantidade total de espécies aceitas para o Mundo: 
Quantidade total de espécies aceitas para Brasil: 06
Quantidade total de espécies aceitas para Santa Catarina: 05

Espécies aceitas para Santa Catarina:


Voltar