Previous Next
GÊNEROS E ESPÉCIES DE ORQUÍDEAS NATIVAS DE SC

Skeptrostachys Garay

Skeptrostachys Garay.

Skeptrostachys é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Garay em Botanical Museum Leaflets 28(4): 359, em 1982, tipificado pela Skeptrostachys rupestris (Lindl.) Garay, antes Spiranthes rupestris Lindley. O nome vem do grego skeptron, bastão, e stachys, espiga, em referência à aparência de sua inflorescência.

Outrora pertencentes ao gênero Stenorrhynchos, são cerca de treze espécies de ervas terrestres de raízes carnosas, do planalto sudeste-central brasileiro e áreas fronteiriças do Paraguay e Argentina cujo centro de dispersão é o planalto paulista, que habitam campos abertos, arenosos, rochosos ou pantanosos, até 1600 metros de altitude.

Distingue-se este gênero tanto pela distribuição geográfica citada acima, como pelas suas flores, dotadas de brácteas de margens ciliadas; glândulas nectárias presentes na base do labelo; e corpo da coluna mais curto que a antera, as vezes quase imperceptível.

Suas muitas folhas são rosuladas, em regra dispostas ao longo da inflorescência envolvendo-a, muitas vezes ausentes durante a floração; a haste é ereta, robusta e floribunda, coberta de brácteas, de flores pequenas porém vistosas, de cores variadas, dispostas para todos os lados.

Para Santa Catarina, temos as seguintes espécies:

 

 

Classificação Científica:

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Orchidaceae

Etimologia e descrição do Gênero:

Família: Orchidaceae
Sub Família: Orchidoideae
Tribo: Cranichideae
Sub Tribo: Spiranthinae
Aliança: Sem informação
Quantidade total de espécies aceitas para o Mundo: 
Quantidade total de espécies aceitas para Brasil: 11
Quantidade total de espécies aceitas para Santa Catarina: 08

Espécies aceitas para Santa Catarina:


Voltar